terça-feira, 28 de agosto de 2012

♥ Dicas para aliviar as cólicas do bebê

    Dicas para aliviar as cólicas do bebê
Dicas para aliviar as cólicas do bebê

É comum as mães ficarem preocupadas ao verem seus bebês chorando, mesmo quando estão de barriguinha cheia e com a fralda limpinha. Um dos motivos que deixam os pequeninos bastante incomodados é a cólica.
Essas dores assolam o bebê porque seu sistema digestivo ainda é imaturo e precisa de um tempo para aprender a trabalhar direitinho.

Mas não são todas as criancinhas que sofrem com as cólicas, conforme explica Dr. Marcelo Reibscheid, neonatologista e pediatra do Hospital São Luiz:

"Em torno de 2/3 dos lactentes apresentam essas dores, sendo que o intervalo normal é do primeiro ao terceiro mês. Normalmente a cólica aparece no meio das manhãs, mas principalmente à noite, em torno das 19h, podendo-se estender até as 12h", diz Dr. Marcelo.
As mães de primeira viagem nem sempre conseguem identificar quando o choro do bebê é por conta das cólicas. Mas o especialista conta que outras características compõem a situação: "No momento da cólica o bebê apresenta um choro diferente, ‘ardido’, sentido, expressando a dor na face. Fica com a barriga muito dura e faz um movimento de flexionar e estender as pernas em repetição."
Para aliviar o desconforto dos bebês algumas mães recorrem às massagens. "As mais indicadas são as feitas na barriga com óleos especiais em movimentos horizontes e em sentido horário. Outra forma de massagem muito útil é a shantala. Esta poderá ser feita em bebes com mais de um mês", orienta Dr. Marcelo.

O ideal é que a mãe use apenas as mãos e evite qualquer tipo de instrumento, pois pode machucar o bebê. Se for usar óleos, o neonatologista indica somente aqueles que são específicos para os pequenos, como óleo de semente de uva e de amêndoas.

 Beijo

Sem comentários:

Enviar um comentário